Ao comer, o alimento é digerido no estômago e transformado em açúcar (glicose). O pâncreas produz um hormônio chamado insulina, responsável pelo transporte da glicose para dentro das células. A função da glicose é oferecer energia para o organismo.
O pâncreas de quem tem diabetes não produz insulina suficiente ou a insulina produzida não funciona adequadamente. Sem insulina, as células não captam a glicose que necessitam para exercer suas funções e o açúcar se acumula na corrente sanguínea. Níveis altos de glicose no sangue caracterizam o diabetes
Embora o diabetes não tenha cura, ele pode ser tratado e controlado. Por ser uma doença crônica e progressiva, é fundamental seguir o tratamento corretamente, pois a negligência pode desencadear outras complicações. Por isso, o paciente deve monitorar a glicemia frequente e cuidadosamente.
Para obter um bom controle glicêmico, é importante seguir as orientações médicas. Com o tempo, pode ser necessário ajustar o tratamento para atingir as metas estabelecidas.